
Categoria: Artigos
Data: 14/02/2025
Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Deuteronômio 30:19)
Sem dúvida alguma uma das doutrinas mais controversas de toda a bíblia é a que trata sobre a Soberania de Deus e a responsabilidade do homem. Um bom exemplo está na declaração feita por Deus ao povo da velha Aliança: "Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Deuteronômio 30:19). Note que o céu e a terra são testemunhas contra eles e não a favor deles. É como se Deus estivesse dizendo: O céu e a terra são testemunhas de que vocês não podem fazer boas escolhas.
Você pode até achar estranho o fato deles terem, conscientemente escolhido a morte. Mas isso é tudo o que o homem pecador pode escolher. Na verdade nós já nos encontrávamos mortos nos nossos delitos e pecados (Ef 2:1).
Com a queda do primeiro casal, o ser humano perdeu toda a capacidade de fazer boas escolhas.
O estrago feito pelo pecado ao entrar no mundo foi tão grande que o Senhor chegou a dizer a Adão e Eva: “Viste o que fizestes?” (Gn 3:13)
O que eles fizeram resultou na morte e destruição de tudo aquilo que Deus havia criado e dito que era muito bom, é como se a atitude deles tivesse erguido um grande muro entre o homem e Deus (Isaías 59:2). Em alguns momentos você pode até achar que Deus não está presente, você pode até achar que Deus não está lhe vendo, ou ouvindo a sua oração, mas Ele nunca saiu do lugar, Ele sempre esteve lá, nós é que fomos afastados da presença dele por conta do pecado.
Mas ainda há esperança, na carta aos efésios Paulo disse: “Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados.” (Ef 2:1). Jesus nos deu vida, Jesus derrubou o muro construído pelo pecado, a barreira que fazia separação agora não existe mais, agora podemos nos aproximar do Senhor, agora podemos confessar nossos pecados diretamente para Ele e ser perdoados por Ele. Por causa de Cristo Deus te perdoa. Esta sim é uma boa escolha. Pense nisso.